Translate

quarta-feira, 4 de março de 2015

Receita de Hummus

O 'hummus' é uma receita tradicionalmente libanesa e é à base de grão e sementes de sésamo. É muito utilizada em dietas vegetarianas e vegan pois, comida com pão ou outros hidratos de carbono, contém muitas proteínas necessárias para uma alimentação bem equilibrada. É muitas vezes comido com pão pita, palitos de cenoura, ou falafel. A receita de família seguinte mantém bem presentes os sabores distintivos do Médio Oriente, suavizando o sabor forte do alho e propondo alternativas a alguns ingredientes que possam ser difíceis de encontrar em Portugal.

Hummus com Alho Assado
Preparação: 10 minutos (mais o tempo para arrefecer) 
Doses: 4 a 6 pessoas

Ingredientes
Para o hummus:
♦ 2-3 dentes de alho, sem descascar
♦ 400 g de grão cozido e escorrido
♦ 2 colheres de sopa de tahini (ver notas)
♦ 2-3 colheres de sopa de água morna
♦ meia colher de chá de cominhos em pó
♦ sumo de 1 limão
♦2-3 colheres de sopa de azeite de boa qualidade
♦ sal e pimenta a gosto
♦ meia colher de chá de paprika, para servir 
Para acompanhar: Cenouras e pepino em palitos, pão pita

Preparação

♢ Começar por assar o alho: colocar numa pequena taça sem descascar, e levar ao microondas por 15-30 segundos. Deixar arrefecer e descascar.
♢ Tirar a pele ao grão - muito importantes, para que a textura final seja fina - e colocar no copo misturador com o tahini, o alho, o sumo de limão e a água morna. Bater com a tecla pulsar até a mistura estar bem fina. Acrescentar o azeite, os cominhos, sal e pimenta, e bater de novo.
♢ Caso esteja muito espesso, acrescentar água morna a pouco e pouco até à textura desejada. Retificar os temperos e colocar em taça destapada no frigorífico, até arrefecer.
♢ Para servir, regar um fio de azeite e polvilhar com paprika, ou mais cominhos se preferir. Servir com os palitos de legumes ou pão pita.

NOTAS

O tahini (tahina, ou tahine) é uma pasta tradicional árabe feita com sementes de sésamo. É possível encontra-la nalguns supermercados ou lojas com produtos étnicos. Mas como não é muito consumida em Portugal, poderá nem sempre estar em boas condições, pois é sensível às diferenças de temperatura.
Nesse caso, é preferível substitui-la por 2-3 colheres de sopa de sementes de sésamo, tostadas numa frigideira seca (sem deixar queimar, porque ficam amargas) e meia colher de sopa de óleo de sésamo. Qualquer um destes ingredientes é fácil de encontrar na secção de produtos orientais porque são muito usados na cozinha chinesa. Triturar bem no copo misturador com 1-2 colheres de água morna antes de juntar os outros ingredientes.

Se não quiser assar o alho, pode ser acrescentado cru - mas o processo de assar faz com que o seu sabor seja mais suave e digestivo.

Joana Carneiro
10°CT4



2 comentários: