Translate

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015


Substituir, em nossas casas, uma vez por semana e na escola, um vez por mês, a carne e o peixe por alimentos naturais de origem vegetal, é contribuir para uma vida mais saudável, mais compassiva e económica e ecologicamente sustentável.

BOAS RAZÕES PARA CONSUMIR MENOS CARNE E PEIXE OU ADOPTAR UM REGIME ALIMENTAR VEGETARIANO

(…)  “Se se reconduz a idade do Universo a um dia de vinte e quatro horas, a presença do ser humano manifesta-se nos cinco últimos segundos e a explosão técnica e demográfica ocupa o último centésimo de segundo. (…)”  .

Todavia o ser humano comporta-se como um recém-chegado à festa da vida que de repente imagina que a festa foi organizada para si, que aí vai ficar para sempre e que tem o direito de fazer o que quiser da casa, dos seus recursos e dos outros convidados, pondo-os ao seu serviço, explorando-os e destruindo-os a seu bel-prazer, pois eles durarão, tal como ele próprio, ilimitadamente... E é o que continua a fazer, mesmo após saber que esses recursos são limitados e estão a esgotar-se rapidamente, mesmo constatando o sofrimento que isso causa aos outros convidados e que esse modo de agir é auto-destruidor… Podemos imaginar o que faríamos com alguém que chegasse a nossa casa e pensasse e se comportasse assim… E todavia quem pensa e se comporta assim somos nós, todos nós, ativa ou passivamente, direta ou indiretamente cúmplices ao não ver ou não querer ver as consequências que este paradigma de pensamento e comportamento está a ter sobre o planeta, os seres vivos e, naturalmente, nós próprios.”

Paulo Borges  http://www.2semcarne.com/index.php/informacao/media-e-comunicados/117-discurso-do-lancamento-das-2s-sem-carne

31.10.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário